domingo, 28 de agosto de 2011

Primeiras Perguntas e Respostas: Transcrição e Tradução


Pergunta 1: Os mRNA formarão as proteínas através do processo de tradução, correto? Mas, o senhor explicou como se formam os diferentes tipos de RNA? Pelo que entendi, a transcrição produz mRNA, certo? Como os outros tipos são formados?

Resposta: Nesta aula que passou me concentrei na transcrição de genes que codificam proteínas, isto é, cujo transcrito é um mRNA. Há naturalmente genes que codificam os rRNA e os tRNA. O mecanismo de transcrição é em tudo semelhante ao descrito na sala. Alguns destes genes têm até introns(nos eucariotos, naturalmente) e costumam ser multicopiados.


Pergunta 2: Os eventos de tradução em si, achei um tanto complicados de entender. O ribossomo que irá ligar ao mRNA possui 3 sub unidades (sítios de ligação?). A fita de RNA vai se ''encaixando'' no rib. de tres em tres pares de base (as trincas)? Ou são 3 fitas de RNA que se encaixam no ribossomo, uma em cada sub unidade? Achei confuso de entende.

Resposta: Deve ter havido algum erro grave de comunicação... O ribossomo só tem duas sub-unidades, a menor(que se liga inicialmente ao mRNA e tem um rRNA dentro) e a maior(que se acopla depois, quando a menor atinge o códon de iniciação, e que tem dois rRNA dentro).
Quando as duas sub-unidades se ligam forma-se 3 sítios, ou cavidades, internamente ao ribossomo. O mRNA, que "escorre" entre as duas sub-unidades, fica "visível" no fundo das três cavidades. Assim, o tRNA pode encaixar no mRNA entrando pela cavidade A, depois pode permanecer ligado a ele quando passa para a cavidade P e por fim pode ainda transitoriamente ficar ligado ao mRNA quando, já descarregado de seu aminoácido, passa à cavidade E.

Sugiro uma leitura atenta do site http://www.ufpe.br/biolmol no tema Transcrição e Tradução, inclusive o link interno para tradução eucariota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário