sábado, 12 de maio de 2012

Um lugar para postar perguntas (GenMol)

Caros, ainda que seja meio em cima da hora, abro este canal de comunicação. Postem as perguntas abaixo como comentários e procurarei responder hoje ainda.
Paulo Andrade

8 comentários:

  1. Professor, a greve acabou de ser decretada oficial. O sr. e o prof. Kido vão ou não aderir? Continuaremos tendo aulas?

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor! Gostaria de saber se teremos aula segunda dia 17/09 no mesmo horário?

    ResponderExcluir
  3. Gentes, deve haver aula na segunda sim, mas será com Kido. As notas também sairão logo, passei o gabarito prá ele. EU estou por enquanto fora de combate, me reabilitando de uma intervenção médica. Abraços a todos.
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Professor sobre o operon lac, estas respostas estão corretas?

    1) Quando a glicose está presente e lactose ausente, o operon não é transcrito, Na ausência da lactose as moléculas de repressor presentes (produtos do gene i) vão se ligar ao operador impedindo que a RNApol se ligue ao promotor silenciando a expressão do operon. A glicose diminui os niveis de cAMP pois a enzima que produz cAMP é inibida. Sem o cAMP a proteína CAP (proteína que ligada ao cAMP se associa a um sítio acima do promotor permitindo uma ligação mais rápida da RNApol) não tem nenhuma influencia na expressão do operon lac, pois o CAP só terá influencia sobre a expressão do genes quando estiver ligada a cAMP. o CAP sozinho não não consegue se ligar ao DNA para acelerar a ligação da RNApol, então não ocorrera a transcrição do genes Lac y, Lac Z e Lac A.

    2)Quando a glicose está ausente e a lactose presente a proteína repressora é inativa pela ligação de um produto do metabolismo da lactose que é a alolactose. Inicia-se então a transcrição dos genes LacZ, Lac Y E Lac A, formando-se um mRNA policistronico. Esse mRNA é imediatamente traduzido para formar três enzimas da via de degradação da lactose, a b-gal, a permease e a transacetilaase, a B-gal degrada a lactose à lactose e glicose e a permease aumenta muitas vezes a permeabilidade da celula a lactose. Assim a lactose é rapidamente assimilada e utilizada pela célula. Professor outra situação que pode acontecer aqui também é que quando a bactéria não tem glicose para degradar, ela passa por fome celular, os níveis de cAMP vão aumentar (quando não tem glicose os níveis de cAMP aumentam) , este cAMP se liga a proteína CAP, a RNApol vai se ligar rapidamente ao promotor, permitindo uma expressão aumentada do operon que ira degradar a lactose.

    3)Quando a glicose e a lactose estão presentes o operon lac é reprimido pois a glicose é uma fonte de energia mais fácil digestão. Então mesmo estando lactose presente não ocorre transcrição do operon, então o repressor se liga ao operador impedindo que a RNApol se ligue ao promotor, então os genes Lac Z, Laz Y e Lac A não são transcritos.

    ResponderExcluir