Será às 12:00 da segunda feira dia 21 de dezembro,em sala a determinar.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Gabarito da Segunda avaliação de IBCM, aplicada em 14 de dezembro de 2015
Cada questão vale 1/2 ponto.
a) Interna
b) Endógena
c) Autócrina
d) Recorrente
e) Autolimitante
2. Considere a seguinte
frase: ““Degradação do fosfatidilinositol-4,5-bifosfato (PIP2), fosfolipídio de
membrana, que gera o trifosfato de inositol (IP3) e o diacilglicerol (DAG)”.
Que tipo de sinal está sendo mencionado?
a) Sinal duplo
b) Sinal endócrino
c) Mensageiro
citoplasmático
d) Sinal subpelicular (de
membrana)
e) Segundo mensageiro
3. Uma proteína
sintetizada pelo ribossomo aderido ao retículo endoplasmático pode ter como
destino final:
a) O exterior da célula ou
a membrana plasmática
b) A membrana plasmática,
as cisternas do Golgi ou as mitocôndrias
c) As cisternas do Golgi,
os peroxissomos ou o núcleo
d) O exterior da célula ou
qualquer organela
e) O próprio retículo, pois
ela fica ancorada em sua membrana
4. As vesículas que
trafegam entre os componentes do sistema de endomembranas são cobertas por
proteínas estruturais que lhes dão resistência. Que proteína recobre as
vesículas que trafegam levando moléculas depois de sua glicosilação final?
a) Cop1
b) Cop 2
c) Triskelion e APAF
d) Vimentina
e) Clatrina
f) Cinetcina ou Dinectina
5. A célula elimina
organelas envelhecidas pelo mecanismo de autofagia, que inclui a formação do
autofagossomo. Quem fornece a membrana para a formação do autofagossomo e como
o seu conteúdo é destruído?
a) A membrana vem do
endossomo e o conteúdo é destruído pelo proteassomo
b) A membrana vem do
retículo endoplasmático liso e o conteúdo é destruído por enzimas líticas
c) A membrana vem do
endossomo e o conteúdo é destruído por enzimas líticas
d) A membrana vem das
cisternas do Golgi e o conteúdo é destruído por enzimas líticas
e) A membrana vem da fusão
de lisossomos e o conteúdo é destruído pelas enzimas do próprio lisossomo.
6. Os microtúbulos são
compostos por polimerização de duas moléculas, processo este regulado por uma
terceira. São elas:
a) Actina, miosina e
tropomiosina
b) Tubulina, plectina e MAP
c) Tubulina, spectrina e
proteína centriolar
d) Alfa e beta tubulinas e
MAP
e) Actina, miosina e
spectrina
7. Os desmossomos são
locais onde as membranas celulares de duas células contíguas são aderidas
devido às proteínas denominadas
a) adesina e plectina
b) desmoplaquina e caderina
c) spectrina e gleína
d) clatrina e desmogleína
e) actina e integrina
8. Cinesina e cinectina
são proteínas necessárias para
a) A translocação de
proteínas através da membrana plasmática
b) O deslocamento de
vesículas no interior da célula
c) O transporte de
macromoléculas para organelas
d) O transporte de
macromoléculas para o núcleo
e) A formação de vesículas
no R.E. e no Golgi
9. Observe como os
monômeros se agrupam e responda: a figura a seguir representa
a) A formação de um
filamento de actina
b) A formação de um
microtúbulo mitótico
c) A formação de um
microtúbulo citoplasmático
d) A formação de um
filamento intermediário
e) A formação de colágeno
10. Que molécula abaixo não
aparece como sinalizadora no processo de comunicação intercelular?
a) Proteína
b) Esteroide
c) Ácido nucleico
d) Peptídeo
e) Óxido nítrico
11. Um hormônio é um
sinalizador que se distribui por todo o corpo. Porque só algumas células
respondem a determinado hormônio, e não todas as células do corpo?
a) Porque o hormônio não
alcança todas as células
b) Porque o hormônio é
seletivamente degradado em certos órgãos
c) Porque o hormônio é
seletivamente degradado em certos tecidos
d) Porque apenas as células
endócrinas respondem a hormônios
e) Porque apenas as células
que têm o receptor específico respondem ao hormônio
12. Os receptores na membrana
plasmática são sempre:
a) Glicoproteínas
b) Lipoproteínas
c) Ancorados por
fosfatidilinositol
d) Proteínas integrais de
membrana
e) Riboproteínas
13. Quando um ligante ativa
um receptor com atividade enzimática, o que ocorre nas moléculas?
a) Uma ligação covalente
b) A proteólise da
extremidade carboxiterminal do receptor
c) A proteólise da
extremidade aminoterminal do receptor
d) A mudança de conformação
do ligante e do receptor
e) O transporte do ligante
para o citoplasma e sua digestão enzimática
14. Examine a figura abaixo e
escolha o item que esclarece porque o receptor intracelular não atua sem o
sinal.
a) O sinal (indutor)
transporta o receptor pelo poro nuclear
b) O sinal é o cofator
enzimático indispensável à atividade de regulação gênica
c) O sinal é o catalizador
da atividade enzimática indispensável à atividade de regulação gênica
d) O sinal é também
reconhecido por um receptor na carioteca
e) O sinal muda a
conformação do receptor e permite sua passagem pela carioteca
15. O que ocorre quando um
receptor que é um canal iônico é ligado pelo sinal?
a) O canal pode se abrir
ou fechar
b) O canal fica bloqueado
c) O receptor tem sua
atividade enzimática ativada
d) O receptor interioriza o
sinal
e) O receptor se
oligomeriza
16. Que características
fisico-químicas deve ter um segundo mensageiro?
a) Ser uma molécula
pequena ou mesmo um íon
b) Não ter carga
c) Ser resistente à
proteólise
d) Ter atividade enzimática
e) Não ter atividade
enzimática
17. Onde ocorre a maior parte
da síntese dos fosfolipídeos de membrana da célula?
a) No citoplasma
b) Nos peroxissomos
c) Na mitocôndria
d) No retículo
endoplasmático liso
e) Nas cisternas do Golgi
18. Observe a figura abaixo e
responda: o que está indicado em A e B?
a) O tRNA e a chaperona do
R.E.
b) O tRNA e o ligante do
receptor no R.E.
c) O peptídeo sinal e a
peptidase sinal
d) O mRNA e a chaperona do
R.E.
e) A proteína nascente e o
ligante dela no R.E.
19. Ainda com base na mesma
figura, o que representa a estrutura em azul indicada pela letra C?
a) Uma chaperona
b) O mRNA translocado para
o R.E.
c) O mRNA que dará origem
a uma proteína de exportação
d) Uma proteína a ser
secretada
e) Uma proteína de membrana
20. Que processo está
representado na figura abaixo?
a) Pinocitose específica,
recarga de fosfolipídeos de membrana e formação do lisossomo
b) Fagocitose específica,
recarga de fosfolipídeos de membrana e formação do endossomo primário
c) Pinocitose
inespecífica, recirculação de receptor de membrana e formação do lisossomo
d) Endocitose inespecífica,
recarga de membrana e fusão de enzimas hidrolíticas no lisossomo
e) Fagocitose inespecífica,
recarga de fosfolipídeos de membrana e formação do lisossomo
sábado, 12 de dezembro de 2015
Complexo SNARE e a fusão das vesículas de acetilcolin
Há um artigo com boas imagens sobre o complexo SNARE aqui:
Uma das imagens é essa:
Cuja
legenda segue:
The
model of the stimulatory SNARE zippering by Syt1 and Ca21. In this model,
syntaxin-1A (red) and SNAP-25 (green) pre-assemble int0 the binary t-SNARE
complex at plasma membrane, while VAMP2 (blue) and Syt1 (pink) are anchored on
the vesicle membrane. In the stage of vesicle docking, Syt1 binding to the
binary t-SNARE complex facilitates the synaptic vesicle docking with the plasma
membrane53,54. The N-terminus of the binary t-SNARE complex then start
zippering with the N-terminus of VAMP2, and form into a partially zipped trans
SNARE complex. Upon the rise of the Ca21 level Syt1-Ca21 interacts with the
partially zipped complex and facilitates the SNARE zippering at membrane
proximal region, which drives the vesicle fusion.
Dica sobre DMD - Distrofia muscular de Duchenne
Que tal explorarem este link?
Da figura que aparece lá (e está abaixo) vocês
terão acesso a informações importantes e de alta qualidade. Mas atenção: o link
para o artigo completo só abre se vocês estiverem usando a rede wireless da
UFCG (ou outra instituição conveniada com a CAPES).
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Instruções para o trabalho de Contração muscular
Caros.
O trabalho sobre Contração Muscular deve ser estruturado da
seguinte forma (incluir itens bem identificados):
a) uma primeira parte geral para todos os alunos, revendo
como o sinal nervoso chega à extremidade do neurônio, o que acontece aí, como a
célula muscular recebe no novo sinal,
como ele é transduzido no seu interior, como chega nos compartimentos de
endomembrana que são relevantes para a contração muscular, como as fibras
musculares respondem, etc. Todo o enfoque deve ser celular e molecular, com
ênfase nos receptores, sinais, moléculas efetoras, etc. Esta primeira parte
deve ser um texto corrido, sem divisões, masapoiado com figuras. A parte relativa
à estrutura da junção neuro muscular e do músculo deve ser restrita ao que é
relevante para a compreensão da contração. Fica didádtico fazer dois itens separados e iniciais para rever estes dois temas.
Sugiro que a primeira parte não tenha mais que 2 páginas, mas se vocês incluirem revisçoes sobre estrutura do músculo e do botão sináptico, vai chegar a 3 páginas facilmente.
Divida seu trabalho em itens. Ele deve ter uma pequena introdução (dois parágrafos ou três, no máximo), onde você vai dizer o que é o trabalho, como ele vai ser desenvolvido e mais alguma informação que queira. Depois deve haver ao menos três itens: estrutura da célula muscular, estrutura da junção neuromuscular e processo de excitação-contração (que é o item mais longo), nesta ordem. A fonte é calibri 10 e o espaçamento simples (espaço 1). Toda figura deve ter a origem e uma legenda (depois da figura) muito boa, muito explicativa. As referências devem ser citadas ao longo do texto, sempre que possível e listadas completas no final
Sugiro que a primeira parte não tenha mais que 2 páginas, mas se vocês incluirem revisçoes sobre estrutura do músculo e do botão sináptico, vai chegar a 3 páginas facilmente.
Divida seu trabalho em itens. Ele deve ter uma pequena introdução (dois parágrafos ou três, no máximo), onde você vai dizer o que é o trabalho, como ele vai ser desenvolvido e mais alguma informação que queira. Depois deve haver ao menos três itens: estrutura da célula muscular, estrutura da junção neuromuscular e processo de excitação-contração (que é o item mais longo), nesta ordem. A fonte é calibri 10 e o espaçamento simples (espaço 1). Toda figura deve ter a origem e uma legenda (depois da figura) muito boa, muito explicativa. As referências devem ser citadas ao longo do texto, sempre que possível e listadas completas no final
b) uma segunda parte que explicará um tema escolhido por
cada um de vocês. Somando com a primeira parte o texto não pode ter mais que
cinco páginas, tamanho A4, margens normais, fonte calibri 10. Novamente a ênfase
absoluta é nos aspectos moleculares e celulares do tema específico.
c) a bibliografia da primeira e da segunda parte está
incluída nas 5 páginas.
d) as figuras, tabelas ou gráficos (e suas legendas) não
contam no total de páginas, MAS DEVEM ESTAR INCLUIDAS NO TEXTO, NO L,UGAR ONDE SÃO CITADAS, E NÃO NO FINAL. Por isso o texto final pode ter bem mais que cinco
páginas.
e) dE NOVO...não separem as figuras e suas legendas em páginas
separadas: o texto final deve parecer um capítulo de livro, não um trabalho a
ser submetido a uma revista...
f) a capa não conta nas 5 páginas de texto.
g) não copiem e colem: reinterpretem o que forem lendo,
anotem e depois juntem opiniões de várias fontes nas suas próprias frases. Se
houver opiniões conflitantes, mostrem isso: valoriza o trabalho.
terça-feira, 26 de maio de 2015
Animações de replicação de DNA
https://www.youtube.com/watch?v=27TxKoFU2Nw
– Esta animação mostra as duas DNA polimerases (III ou alfa) trabalhando no
mesmo sentido, isto é, entrando na forquilha de replicação, mas esclarece como
uma pode ler uma fita molde que está no sentido oposto à que a outra DNA
polimerase está lendo. A animação começa com a estrutura do DNA e segue mostrando
a replicação da fita descontínua, com a formação dos fragmentos de Okazaki.
http://sites.fas.harvard.edu/~biotext/animations/replication1.swf
- Nesta animação
o modelo empregado para a maior parte das explicações é o DNA “de
perna aberta” e as duas DNA pol III trabalham separadas. Nesta animação a
forquilha fica parada sempre no centro da tela e o “fundo” se desloca. Leading
strand é a fita contínua e lagging strand a descontínua, em tradução para o
português usado em biologia molecular. As figurinhas das proteínas na parte de
cima à direita da animação contêm mais informação, basta passar o mouse por
cima. É importante explorar bem esta animação: ela é composta de 4 partes,
acessíveis no texto em azul claro acima no quadro da animação. No final da
animação está o Modelo de trombone, que é o mesmo da animação anterior. Está
muito claro como funciona a alça de DNA fita simples necessária para que a DNA
pol da fita descontínua leia o DNA molde no sentido 3´-5´. segunda-feira, 25 de maio de 2015
Dicas para a primeira avaliação de Biologia Molecular e Celular – maio 2015
A seguir vão os links para as postagens ou páginas que tratam
do conteúdo desta avaliação. Entretanto, o mais importante é ler os livros!!!
Aliás, o conteúdo da avaliação será:
·
Origem da vida.
·
Estrutura da célula e dos
virus: visão geral.
·
Membranas celulares
·
Componentes do citosol.
·
Núcleo, estrutura do DNA e
organização dos genes e cromossomos
·
Replicação e transcrição de
DNA (sem entrar no mecanismo de splicing)
P Entretanto, pode haver perguntas sobre introns e exons (organização dos genomas)
Parece pouca coisa, mas não é.
Para a parte de estrutura do DNA e replicação há alguma
coisa na nossa página da UFPE:
Os
demais assuntos não estão no blog Genmol. Passo a seguir os links para os poucos
conteúdos que estão online e que dizem respeito a esta prova:
A origem dos vírus: http://genmol.blogspot.com.br/2014/06/as-origens-dos-virus.html
Há um bom número de perguntas com respostas sobre o assunto
da avaliação, fora as várias provas (avaliações) que estão espalhadas no GenMol
e no Biolmol (UFPE). As perguntas deste semestre estão linkadas a seguir.
Atenção, não há perguntas sobre todo o conteúdo (por exemplo, não há questões
sobre os componentes lipídicos das membranas):
·
Perguntas
e respostas sobre os seres vivos, estrutura
básica
·
Perguntas
e respostas sobre os omponentes do citosol
·
Perguntas e respostas de replicação e transcrição
Há também provas e
exercícios nos links para estudo garimpados do GenMol (várias provas e
exercícios na parte de replicação/transcrição/tradução/código genético/controle
da expressão gênica : http://genmol.blogspot.com.br/2014/02/links-para-estudo-garimpados-do-genmol.html.
Algumas vezes, entretanto, estas questões estarão acima do nível exigido na
disciplina Introdução à Biologia Molecular e Celular.
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Perguntas para serem respondidas até segunda - 18 de maio e sexta - 22 de maio de 2015
Assunto: Tradução e código genético. Processamento de proteínas e
regulação da tradução
Turma regular: responder as ímpares. Entrega sexta feira, na aula
Turma DP: responder as pares. Entrega segunda feira, na aula
1. O que se entende por tradução em biologia molecular?
2. Os tRNAs trazem os aminoácidos para a cavidade A do
ribossomo. Mas que enzima “carrega” os tRNAs com seus aminoácidos? Como a
enzima “sabe” que o anticódon do tRNA corresponde ao aminoácido que será ligado
na extremidade 3´?
3. O que determina que um tRNA entre na cavidade A? O que
determina sua permanência lá?
4. No processo de extensão do polipeptídeo nascente, o que
ocorre com a cadeia de aminoácidos ligados ao tRNA na cavidade P quando entra
um tRNA na cavidade A?
5. O que determina a ligação da subunidade menor do
ribossomo ao mRNA procarioto? Por que este mecanismo permite a produção de
várias proteínas a partir de um mRNA policistrônico (ou poligênico)?
6. Como o ribossomo se liga à sequência de Shine-Dalgarno?
7. Como o ribossomo se liga a um mRNA eucarioto?
R: A subunidade menor se liga previamente
ao tRNA para metionina, a alguns fatores de
8. O que determina o fim da tradução de um gene no mRNA? O
que ocorre com o ribossomow
9. Quando há dois genes transcritos num mesmo mRNA (o caso
dos mRNAs poligênicos procariotos), como é possível traduzir o segundo gene uma
vez que os ribossomos se desagregam no códon de parada do primeiro gene?
10. Por que se diz que o código genético é degenerado?
11. Por que os aminoácidos mais frequentes têm mais códons?
12: Porque se diz que a transcrição e a tradução estão
acopladas nas bactérias? Porque isso não é possível nos eucariotos?
13. Exemplifique a ação de antibióticos que bloqueiam a
síntese proteica
14. O que é um polissomo?
15. Há dois mecanismos básicos de inibição da tradução em
eucariotos. Nomeie-os.
R.: Ação de proteínas repressoras da tradução e Bloqueio da
tradução e/ou destruição do mRNA por microRNAs não codificantes (RNAs de
interferência)
16. Como funciona a inibição da tradução que depende da
sequência 3´-não traduzida do mensageiro eucarito?
17. Quando uma proteína é sintetizada, muitas vezes é ligada
por chaperonas. O que acontece quando esta proteína tem que cruzar a membrana
de uma organela?
18. As proteínas podem ser modificadas pela adição de
carboidratos. Exemplifique?
19. O que é prenilação?
20 Para que serve uma âncora de fosfatidil-inositol?
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Perguntas e respostas de replicação e transcrição
Referentes às aulas de segunda feira, 11 de maio e quarta feira 13 de maio de 2015.
1. No diagrama de fluxo da informação genética, como
proposto por Watson e Crick, a informação é mantida no nível do DNA e é
transmitida pelo RNA até a formação da proteína. Assim, só haveria um sentido
neste fluxo: do DNA para a proteína. Entretanto, Howard Temin e David Baltimore
mostraram independentemente que havia ao menos em alguns casos uma inversão
deste fluxo. Qual é ela e em que casos acontece?
R.: a TRANSCRIÇÃO REVERSA, na qual o RNA é
copiado numa fita única de DNA. Os pesquisadores mencionados mostraram que isso
ocorre nos retrovírus, mas depois se viu que muitos eucariotos tem uma
transcriptase reversa, inclusive os mamíferos.
2. Existe outra forma de conservar a informação genética que
não seja a replicação de DNA? Se sim, em que casos isso acontece?
R.: A informação pode ser mantida no
nível do RNA. Isso ocorre apenas em alguns vírus, até hoje.
3. A doença da vaca louca é um caso de replicação de
proteína? Argumente.
R.: Não é um caso de replicação,
como a dos ácidos nucleicos. De fato, um príon mutante (o que dá a doença da
vaca louca ou encefalite espongiforme bovina) é capaz de produzir outra
molécula idêntica (uma proteína), mas para isso precisa ter um príon normal
para poder editar (isto é, mudar os aminoácidos). Então, este é um caso de
edição de aminoácidos, algo muito incomum na natureza, mas não exclusivo dos
príons.
4. Porque se diz que as fitas de um DNA são antiparalelas?
R.: Por causa do sentido bioquímico
imposto pelas ligações fosfodiéster, gerando uma extremidade 5´ contendo um
fosfato, e outra 3´ contendo uma hidroxila, na qual (e somente nela) podem ser
adicionados novos nucleotídeos. As duas fitas pareiam entre si em sentidos
opostos e daí a denominação - “anti-paralela”.
5. Por que se diz que a replicação do DNA é semi-conservativa?
Que experimento provou isso?
R.: Por que uma fita velha
(original) fica pareada com uma fita nova. O experimento que provou isso
marcava as duas fitas velhas com carbono 14 e depois acompanhava o peso das
fitas duplas resultantes, à medida que iam incorporando o isótopo não
radioativo (carbono 13). Este exprimento
foi feito por Meselson e Stahl em 1958 (5 anos depois da elucidação da
estrutura do DNA por Watson e Crick)
6. O que é a forquilha de replicação?
R.: É o trecho do DNA fita dupla onde
se aloja o replicossomo e, portanto, onde a replicação avança para dentro da
fita dupla original.
7. Como é possível que duas DNA polimerases trabalhem unidas
no replicossomo se as fitas de DNA são anti-paralelas?
R.: De fato as duas DNA polimerases (III
ou alfa, dependendo se for um procarioto ou um eucarioto) estão unidas, mas uma
delas se liga à fita de DNA molde 3´-5´ e produz uma fita descontinuamente
enquanto a outra se liga a uma longa alça formada pelas fita molde 5´-3´ que,
por causa desta alça, acaba se encaixando na DNA polimerase no mesmo sentido da
outra fita molde. Esta alça implica que a replicação desta segunda fita será
descontínua, isto é, tanto será interrompida periodicamente como os fragmentos
de DNA fita simples novos não aparecerão imediatamente ligados uns aos outros.
8. O que são fragmentos de Okasaki
R.: São os fragmentos de DNA fita
simples recém sintetizados a partir da fita molde que, na forquilha de
replicação, aparece no sentido 5´-3´.
9. De que necessitam as DNA polimerases para agir?
R.: a) Um DNA fita simples para ser
empregado como molde, b) um pequeno trecho fita dupla neste molde (pode ser
DNA-DNA ou DNA-RNA), que vai oferecer a extremidade 3´-OH para a colocação do
primeiro novo nucleotídeo, c) precursores de nucleotídeos trifosfatados e d) pH
e sais (sobretudo Mg++)
10. Por que a DNA polimerase não consegue replicar a
extremidade de uma fita dupla de DNA?
R.: Porque uma das fitas molde (a de
sentido 3´-5´) determinará a colocação de um primer de RNA na extremidade da
fita, mas ao ser retirado impossibilita o preenchimento do espaço por bases de
DNA porque não há outra hidroxila 3´ disponível.
11. Qual a função enzimática de uma telomerase?
R.: A de uma transcriptase reversa.
Entretanto, a telomerase só transcreve poucas bases do RNA que faz parte de sua
estrutura (nos mamíferos, seis bases).
12. Qual a sequência de bases de um telômero humano? Há
diferenças entre ele e os de outros mamíferos?
R.: TTAGGG. A sequência é conservada
entre todos os vertebrados! Abaixo uma tabela que mostra alguns dos telômeros
em vários grupos de seres vivos. Observe que as bactérias (Monera) não têm telômeros
listados: é porque não precisam, uma vez que o DNA fitadupla do genoma (e dos
plasmídeos) é circular.
Algumas sequência de nucleotídeos
conhecidas para telômeros (Fonte: Wikipédia)
|
||
Grupo
|
Organismo
|
Repetição telomérica (5'- 3')
|
TTAGGG
|
||
TTAGGG
|
||
Micetozoários
|
TTAGGG
|
|
AG(1-8)
|
||
Kinetoplastídeos
|
TTAGGG
|
|
Ciliados
|
TTGGGG
|
|
TTGGG(T/G)
|
||
TTTTGGGG
|
||
Apicomplexos
|
TTAGGG(T/C)
|
|
Plantas superiores
|
TTTAGGG
|
|
TTTTAGGG
|
||
TTAGG
|
||
Nematelmintos
|
TTAGGC
|
|
TTAC(A)(C)G(1-8)
|
||
TGTGGGTGTGGTG (from RNA template)
or G(2-3)(TG)(1-6)T (consensus) |
||
TCTGGGTG
|
||
GGGGTCTGGGTGCTG
|
||
GGTGTACGGATGTCTAACTTCTT
|
||
GGTGTA[C/A]GGATGTCACGATCATT
|
||
GGTGTACGGATGCAGACTCGCTT
|
||
GGTGTAC
|
||
GGTGTACGGATTTGATTAGTTATGT
|
||
GGTGTACGGATTTGATTAGGTATGT
|
13. Qual a função do tRNA, do mRNA e do rRNA?
R.: A) O tRNA (RNA de transferência
ou de RNA transportador) traz o aminoácido ligado a ele para a cavidade A do
ribossomo e se liga ao mRNA através de seu anticodon. O tRNA também mantém
transientemente a cadeia nascente de aminoácidos na cavidade P e a transfere
para outro tRNA entrante na cavidade A no processo de síntese proteica. B) O
mRNA transporta a informação genética para a síntese proteica do DNA no núcleo
para os ribossomos no citoplasma. C) os rRNA (RNAs ribossomais) vão formar,
junto com dezenas de proteínas, as duas subunidades do ribossomo.
14. No processo de transcrição em que sentido é lido o DNA
molde e em que sentido é produzido o RNA?
R.: A fita simples do DNA molde é
lida no sentido 3´-5´ pela RNA polimerase e o RNA é sintetizado no sentido
oposto.
15. Onde começa o processo de transcrição no DNA?
R.: No promotor
16. Onde termina o processo de transcrição do DNA?
R.: No terminador.
17. Quais as características de um promotor bacteriano (de
E. coli)?
R.: O promotor tem duas caixas de
consenso, compostas por cerca de seis pares de bases, separadas por
aproximadamente 20 pares de bases (duas voltas de DNA). A caixa TATA é rica em
A e T e está na posição -10 (a base +1 no DNA corresponde à primeira base
transcrita em RNA) e a caixa -35 é rica em G e C e está na posição -35. A
sequência entre as caixas de consenso pode variar, mas não pode ser encurtada
nem aumentada.
18. Quais as características de um terminador bacteriano (de
E. coli)?
R.: Duas sequências idênticas, mas
invertidas no DNA, seguidas de um poliA na fita “sense”. A consequência deste
arranjo de bases é que, no RNA transcrito, forma-se um grampo, seguido de um
poliU.
19. O que é o processo de splicing?
R.: A retirada de introns (e algumas
vezes de exons entre dois ou mais introns) do transcrito primário de RNA, no
processo de maturação do mRNA.
20. Como é possível a partir de um único gene gerar várias
proteínas?
R.: A resposta deve incluir um
desenho explicativo.