quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Gabarito da primeira avaliação de Genética Molecular

1. Como o pareamento de bases e as fendas do DNA contribuem para a conservação da informação genética?
R: O pareamento de bases cria uma cópia de cada trecho do DNA, mas como purinas pareiam com pirimidinas, as cópias tem diferentes susceptibilidades a agentes químicos ou físicos, base a base. Assim, o pareamento de bases contribui tanto com a possibilidade de copiar, como para fornecer uma cópia quimicamente distinta, base a base, do original, evitando danos nas duas fitas numa mesma posição. Já as fendas de DNA permitem que as moléculas ligadoras de DNA que são importantes em muitos processos biológicos possam encontrar seus sítios de ligação sem abrir o DNA e expor as bases a agressões químicas (incl., hidrólise) e físicas, evitando danos e preservando a informação genética.

2. A transcrição nos procariotos e nos eucariotos têm algumas diferenças, sobretudo:
a)     Nos códons de iniciação e parada
b)    Na presença (procariotos) ou ausência (eucariotos) de sítio ligador de ribossomo
c)     Na participação do fator sigma (em eucariotos), não existente nos procariotos
d)    Na forma como a RNA polimerase reconhece o promotor
e)     Na ausência de estruturas que determinam o fim da transcrição em eucariotos

3. Na tradução, tRNAs levam os aminoácidos para o ribossomo e penetram pela cavidade A. Que outra molécula também penetra na cavidade e tem uma função importante na síntese proteica?
a)     Os fatores de iniciação da tradução
b)    Pequenos RNAs de interferência
c)     Uma proteína chamada fator de terminação da tradução ou fator de desligamento
d)    A aminoacil-tRNA sintetase
e)     O transcrito anti-sense da parte 3´-UTR do mensageiro

4. Como o vazamento da informação genética permite o funcionamento do operon lac?
R: Permitindo que algumas moléculas de lactose permease sejam produzidas sempre, mesmo na ausência de lactose, e se insiram na membrana da bactéria, garantindo a entrada da lactose quando aparecer no meio. A lactose intracelular vai então disparar (desreprimir) o operon.

5. A regulação da expressão gênica em eucariotos é bastante mais complexa que nos procariotos e se dá em diversos níveis. Indique que mecanismo não está diretamente envolvido no controle da expressão gênica em eucariotos;
a)     Produção de pequenos RNas de interferência
b)    Formação de oligômeros proteicos
c)     Alteração da cromatina
d)    Ligação da região promotora a fatores de iniciação da transcrição
e)     splicing

6. Uma biblioteca genômica de células hepáticas deve ser diferente de uma obtida de células renais? Justifique sua resposta
Não. Porque os genomas de todas as células de um mamífero são, em princípio, idênticos (exceto os das células reprodutivas e das células B e T, apenas nos trechos que sofrem recombinação somática...)

7. Para obter uma proteína que promove tumores em seres humanos fiz a triagem de uma biblioteca de cDNA de células tumorais humanas com anticorpo de cabra obtido contra a proteína homóloga do rato.  Poderei encontrar o clone que produz a proteína porque:
a)     ratos produzem anticorpos
b)    cabras não têm incompatibilidade com ratos
c)     não há conservação entre os mecanismos de ação tumoral no rato e no homem
d)    Os anticorpos da cabra não reconhecem a bactéria hospedeira dos plasmídeos
e)     A proteína deve ser conservada entre mamíferos

8. Aponte similaridades e diferenças entre a replicação de DNA (ex: forquilha de replicação) e a reação de PCR. Compare componentes, funções, processo, etc.
R: O primeiro evento é a abertura das fitas, que na replicação é feita por enzimas e a 37º C e no PCR é obtida por desnaturação (não se forma uma forquilha). O segundo evento é a inserção de primers, que na replicação é feita pela RNA primase e no PCR é o simples pareamento de um primer de DNA sintético. O terceiro evento é a extensão da fita, muito semelhante nos dois casos.


9. Se um gene pode apresentar muitas formas alélicas por troca de um par de bases, como posso identificar os dois alelos de um indivíduo, iniciando com um PCR? (descreva a forma mais efetiva)
R: Amplifico por PCR o trecho do gene que contem potencialmente as trocas de bases. Em seguida sequencio o produto de PCR.

10. Transformei células vegetais com uma construção genética que confere à planta resistência a insetos. Além disso, precisei adicionar resistência a um herbicida para selecionar as plântulas transformadas. Que características gerais deve ter o novo genoma deste transgênico?
a)     Um ou mais cassetes de expressão inseridos no genoma (nuclear ou do cloroplasto) contendo um promotor, o gene de interesse + o de seleção e um terminador da transcrição
b)    Uma ou mais cópias do plasmídeo completo que foi construído e mantido na bactéria, inseridas no genoma nuclear
c)      Múltiplas cópias do plasmídeo completo que foi construído e mantido na bactéria, mantido como DNA autoreplicativo no citoplasma da célula, graças à ação do agente seletivo (herbicida)
d)    Pelo menos dois cassetes de expressão inseridos em diferentes cromossomos no genoma nuclear) contendo um promotor, o gene de interesse (ou o gene de seleção, de forma excludente) e um terminador da transcrição
e)     Um gene quimérico que permita a expressão da proteína recombinante que dá resistência aos insetos e tolerância ao herbicida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário