sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Análise da região genômica da HSP70 humana (gene HSP4A)

Caros.

Como vimos na aula, esta região está no banco de dados GENE com a ID "Gene ID: 3308". O link direto é http://www.ncbi.nlm.nih.gov/gene/3308 .  A figura abaixo analisa as informações de comprimento de sequência é o que cada parte dela representa,

A sequência é um trecho do genoma humano, no cromossomo 5, entre a base 133051970 e a 133105017. Ao todo são  68962, mas a gente só vê isso na página do nucleotídeo correspondente a este trecho do genoma. O link pode ser acessado pela página do Gene, e vai direto por aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nuccore/NC_000005.10?report=genbank&from=133044012&to=133112973 . Claro que vocês podem fazer a conta de subtrair e calcular quantas bases tem pelas posições do genoma.

A sequência toda contém o gene (que é igual ao transcrito), precedido e sucedido de regiões que não se diz o que são, mas que provavelmente são regiões intergênicas. Depois da região 5´-UTR começa a ORF,no primeiro ATG do transcrito (isso acontece quase sempre em eucariotos e vocês precisam saber porque). Nesta sequência estão também os introns! Portanto, o mRNA não é a sequência contínua, mas a soma dos exons. A ORF termina no códon de parada. Tudo isso está sinalizado na página do nucleotídeo, mas não aparece na página do gene. Por isso é importante associar as duas. O tamanho da ORF (sem os introns) pode ser calculado pelo tamanho da proteína, na página da proteína. Então, são três páginas que vocês têm que ter sempre associadas, neste caso.

Neste post eu não falo dos introns.


Vejam com atenção a figura abaixo, que é uma sinopse desta análise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário