domingo, 6 de novembro de 2011

Mais dúvidas

Nem todas as que foram enviadas estão aqui, afinal hoje é domingo...


Dúvidas
1)    Target capture, mencionada no artigo da Nature sobre peste negra.
R: Não sei como funciona, é preciso ir às referências do paper.

2)    Qual a vantagem da sobreposição de genes em um genoma? Um maior número de genes em um menor espaço, seria isso?
R: Esta parece ser a única vantagem. Quando a sobreposição é a presença de um gene comum e seu gene regulador (no sentido inverso) via interferência de RNA, aí a razão é esta (regulação).

3)     Existe relação entre o número de GC e a complexidade de um genoma (organismo)?
R: Não

4)    Sobre as sondas para triagem do material de bibliotecas (genômicas e de cDNA), para que possam ser utilizadas, o gene em questão deve já ter sido sequenciado?  Tem como 'sondar' os pedaços do gene na biblioteca de um gene que não se conhece ainda?
R: Para procurar genes específicos, as sondas têm que ser específicas e, portanto, o gene em questão (em geral só uma parte e não necessariamente do mesmo organismo) já tem que ter sido seqüenciado. Não tem como sondar pedaços que não se conhece. Mas como o seqüenciamento de alta velocidade não duvido que se seqüencie algumas centenas d bases de todos os clones e com isso, via Blast (comparação de sequências) se descubra o que codifica cada clone da biblioteca (ou boa parte deles), mas nunca vi isso sendo feito.

5)    Porque um plasmídio vazio apresenta resistência conferida pelo gene que foi introduzido e está apenas na quimera? Este trecho da aula de Clonagem, parte I: "E como se ver livre do "lixo" representado pelas bactérias que têm o plasmídeo vazio? Não é possível, pois o plasmídeo vazio confere a mesma resistência ao antibiótico que o plasmídeo carregado."
R: De fato, o plasmídeo vazio já traz o gene de resistência a um antibiótico ou outra marca qualquer de seleção. É sempre assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário